Pular para o conteúdo principal

Primeira lembrança com a Arte.

 Na escola em que estudei, o conhecimento quanto aos movimentos artísticos, isto é, suas características, principais obras e artistas, era mais importante do que a autoexpressão. Por isso, uma das memórias marcantes da arte que tenho, encontra-se no último ano do Ensino Fundamental. Momento marcante, por ser um dos únicos, que pude tocar em lápis de cor e papel, para um trabalho da escola, vinculado a disciplina de artes.

Nos estudávamos sobre o modernismo, e, o professor pediu para que fizéssemos um desenho que apresentasse características desse movimento artístico. Como resultado da minha incapacidade de autoexpressão, passei uma semana pensando no que fazer, e acabei não pensando em praticamente nada. Talvez, o ambiente competitivo, me fez reprimir meu desejo de fazer algo que pudesse ser considerado ‘’medíocre’’. Assim, escolhi fazer o quadro de Di Cavalcanti, a mulher com gato. Nem ao menos me dei ao trabalho de tentar mudar alguma coisa, mas mesmo assim, acabei sendo colocada na lista das obras em destaque, não pela minha criatividade, até porque era inexistente, mas, pela minha habilidade no desenho. Portanto, até mesmo nesse momento, o que se buscava não era o principio da arte, isto é, a autoexpressão, mas, aquele que poderia desenhar melhor de acordo com os padrões preestabelecidos.

Apesar de gostar de desenhar bem mais que antes, por achar terapêutico, ainda tenho muita dificuldade em fazer algo da minha autoria. Sempre preciso fazer o que já foi feito ou me inspirar. 



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pôr do sol e Tarsila do Amaral

 (registro pessoal do pôr do sol) Releitura da obra Sol poente de Tarsila do Amaral 

Por que defender o ensino de artes nas escolas?

  Produzida historicamente pelo homem, a arte, institui-se como uma das primeiras formas de expressão do ser humano. Na atualidade, é indubitável que a disciplina de arte, passou a ser tratada com menosprezo, isto é, não é atribuída a ela, a mesma importância em relação as demais áreas do conhecimento. Essa desvalorização, implica no processo de desenvolvimento dos estudantes, dado que, é mediante essa disciplina, que os estudantes são impulsionados a desenvolver o aspecto motor, afetivo e cognitivo, além de possibilitar que eles, consigam expressar seus sentimentos de forma autônoma. Sua importância, está atrelada a possibilidade de um novo olhar para o mundo. Um olhar crítico e criativo, que permitirá a exteriorização das emoções, o que consequentemente, permitirá o conhecimento de si. A arte, suscita o pensamento artístico e cultural, e possibilita o desenvolvimento da concentração, percepção e raciocínio lógico, tanto quanto qualquer outra disciplina.