Pular para o conteúdo principal

Postagens

Ateliê Villa lobos

Ele é o menor estado do Brasil Mas não se engane Na cultura ele é muito grande Muito grande  Muito grande. Na dança, na música e no teatro  Está sempre preparado e com desejo de quero mais  Festas populares, arquitetura e artesanato  É do nordeste, é do Brasil, é o nosso estado. Então não se engane Ele parece pequenininho Mas é grande Muito grande  Grande em diversidade  Grande em multiculturalidade  Grande nos nossos corações  É do nordeste, é do Brasil, é o nosso estado.
Postagens recentes

Inspirado no poema: trem de ferro de Manuel Bandeira

trem confeccionado na sala  O choro do bebê  A mãe canta e balança Balança...balança... Ela tenta e inventa, mas a criança... não cansa Boa boa boa Boa boa boa Cantarola aqui cantarola lá Boa boa boa A mãe não para de balançar Boa boa boa E nada da criança parar 

Pôr do sol e Tarsila do Amaral

 (registro pessoal do pôr do sol) Releitura da obra Sol poente de Tarsila do Amaral 

Por que defender o ensino de artes nas escolas?

  Produzida historicamente pelo homem, a arte, institui-se como uma das primeiras formas de expressão do ser humano. Na atualidade, é indubitável que a disciplina de arte, passou a ser tratada com menosprezo, isto é, não é atribuída a ela, a mesma importância em relação as demais áreas do conhecimento. Essa desvalorização, implica no processo de desenvolvimento dos estudantes, dado que, é mediante essa disciplina, que os estudantes são impulsionados a desenvolver o aspecto motor, afetivo e cognitivo, além de possibilitar que eles, consigam expressar seus sentimentos de forma autônoma. Sua importância, está atrelada a possibilidade de um novo olhar para o mundo. Um olhar crítico e criativo, que permitirá a exteriorização das emoções, o que consequentemente, permitirá o conhecimento de si. A arte, suscita o pensamento artístico e cultural, e possibilita o desenvolvimento da concentração, percepção e raciocínio lógico, tanto quanto qualquer outra disciplina. 

Técnica de frotagem

 

Experiências sensoriais+ autoexpressão= arte/sensibilidade criadora.

 

Primeira lembrança com a Arte.

  Na escola em que estudei, o conhecimento quanto aos movimentos artísticos, isto é, suas características, principais obras e artistas, era mais importante do que a autoexpressão. Por isso, uma das memórias marcantes da arte que tenho, encontra-se no último ano do Ensino Fundamental. Momento marcante, por ser um dos únicos, que pude tocar em lápis de cor e papel, para um trabalho da escola, vinculado a disciplina de artes. Nos estudávamos sobre o modernismo, e, o professor pediu para que fizéssemos um desenho que apresentasse características desse movimento artístico. Como resultado da minha incapacidade de autoexpressão, passei uma semana pensando no que fazer, e acabei não pensando em praticamente nada. Talvez, o ambiente competitivo, me fez reprimir meu desejo de fazer algo que pudesse ser considerado ‘’medíocre’’. Assim, escolhi fazer o quadro de Di Cavalcanti, a mulher com gato. Nem ao menos me dei ao trabalho de tentar mudar alguma coisa, mas mesmo assim, acabei sendo coloc...